07 fevereiro, 2020

Vai viajar? Tudo que você precisa saber sobre Porto Seguro!

Já falei aqui algumas vezes que eu moro bem pertinho de Porto Seguro, as minhas recordações de infância que tem a ver com praia são todas nessa cidade, e mesmo depois de adulta continuo indo lá para passear e acabo postando nas minhas redes sociais. Por conta disso, recebo mensagens com muita frequência pedindo dicas sobre esse lugar que é tão procurado para a viagem de férias, vai viajar? Então nesse post você vai encontrar tudo que você precisa saber sobre Porto Seguro!
Se você nunca veio ao Nordeste e tem muita vontade de conhecer nossas praias maravilhosas, esse é o lugar perfeito, pois é um dos destinos mais econômicos, principalmente se você está saindo de algum aeroporto do Sudeste. Além disso, a cidade tem atividades para todos os públicos: seja para quem está buscando por muita agitação, seja para quem prefere atividades mais tranquilas.

Tudo que você precisa saber sobre Porto Seguro

Eu já fiquei em diversos hotéis em Porto Seguro ao longo de todo esse tempo, mas já faz alguns anos que eu prefiro me hospedar em Arraial D'Ajuda. Muitos não sabem mas, Arraial D'Ajuda, Trancoso e Caraíva são distritos do município de Porto Seguro, e é muito fácil fazer passeios no estilo "bate e volta" em muitos desses lugares durante sua estadia na cidade. 
Sou do time que prefere a calmaria, por isso não gosto muito de hospedar em Porto Seguro mesmo, porque lá que está toda a animação, mas sempre vou pelo menos uma noite para enfrentar o "alvoroço" da cidade. Para ir de Arraial para Porto ou vice-versa é muito simples: basta atravessar a balsa.

Tudo que você precisa saber sobre Porto Seguro

Você pode conhecer todos os lugares famosos e icônicos desses destinos paradisíacos que tem sido a escolha de gente muito famosa como Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Claudia Raia, Neymar e muitos outros. Vou falar primeiro de Arraial D'ajuda porque é o meu local preferido, eu sempre procuro por algum hotel no estilo "pé na areia", mas existem também muitas pousadas e chalés que são muito aconchegantes e não ficam tão perto da praia.

Tudo sobre Arraial D'ajuda - Porto Seguro

Tudo sobre Porto Seguro, arraial d'ajuda e trancoso

Existem algumas coisas que você precisa conhecer em Arraial, uma delas é Rua Mucugê onde você encontra muitos restaurantes maravilhosos principalmente a noite, galerias e lojas, além do Beco das Cores que é lugar lindíssimo. As melhores praias de lá são Praia da Pitinga, Praia do Mucugê, Praia do Apaga Fogo e Praia do Parracho. Durante o dia eu ainda sugiro que vocês separem um tempinho para conhecer o Largo da Ajuda que é onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, atrás dela há um mirante com fitinhas coloridas onde você pode tirar fotos lindas e ainda apreciar uma vista maravilhosa.

rua mucugê arraial d'ajuda
beco das cores arraial d'ajuda
tudo sobre arraial d'ajuda

Mas sem dúvidas o meu lugar preferido lá é o Arraial D'Ajuda Ecoparque, que é um dos melhores parques aquáticos do mundo. No vídeo abaixo eu explico tudo sobre ele, mostro vários brinquedos, atrações, valores e tudo que você precisa saber antes de comprar seu ingresso. 


tudo sobre arraial d'ajuda ecoparque

Tudo que você precisa saber sobre Porto Seguro

Se você gosta de baladas, gente animada, música e danças, eu acho que vai amar ficar em algum hotel na sede da cidade. Os melhores são os que ficam na avenida Beiramar, há inclusive vários resorts no estilo "all inclusive", o melhor de tudo é que basta atravessar a rua para chegar até a praia e conhecer as barracas mais famosas como Axé Moi e Barramares
A melhores praias para quem curte o agito são Praia de Taperapuan, Praia do Mundaí e Praia de Itacimirim, já para quem gosta de algo mais tranquilo, sugiro a Praia de Curuípe. O destino perfeito para quem vai viajar com crianças, além dessa última praia, é Coroa Vermelha que é um distrito da cidade vizinha chamada Santa Cruz Cabrália, além de um mar tranquilo, foi lá que aconteceu a "Primeira Missa" e além disso, tem uma "feirinha" dos índios que vendem artesanato, tiram foto com os turistas e etc. 

tudo sobre porto seguro coroa vermelha
tudo sobre porto seguro coroa vermelha

Todo mundo sabe que Porto Seguro foi o lugar que os portugueses  chegaram ao Brasil em 1500, por conta disso, muitos pontos turísticos estão ligados à essa narrativa dessa história e vale a pena conhecer como: a Cidade Alta que é onde fica o Centro Histórico, o Marco do Descobrimento, o Farol da Marinha, além de várias igrejas antigas lindas. Além disso, você pode conhecer o Museu do Descobrimento e o Memorial da Epopeia do Descobrimento, que tem entradas bem baratinhas.

Memorial da Epopeia do Descobrimento
Marco do Descobrimento centro histórico
Marco do Descobrimento centro histórico
farol da marinha centro histórico porto seguro

Outros locais imperdíveis são: a Ilha dos Aquários (que fica entre Porto Seguro e Arraial D'ajuda) e a Passarela do Descobrimento que é mais conhecida como Passarela do Álcool, por conta das barracas de drinques e coquetéis. Lá também você encontra muitos restaurantes e lojas que vendem artesanato, roupas, lembranças da cidade e etc. 

ilha dos aquarios porto seguro
passarela do alcool passarela do descobrimento

Tudo sobre Trancoso - Porto Seguro

Lembram que falei que Porto Seguro tem sido um dos destinos preferidos das celebridades? A grande maioria delas geralmente se hospeda em Trancoso, que é onde tudo é um pouco mais caro, desde transporte, hospedagem até a alimentação. Mas em qualquer lugar que você decidir ficar, vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecer Trancoso, é possível encontrar várias vans que fazem esse transfer e alguns hotéis oferecem a opção de pagar pelo passeio na própria recepção. 
O Quadrado sem dúvidas é um dos lugares mais lindos que conheci, tem casinhas coloridas que funcionam como restaurantes à noite, uma natureza espetacular, uma vista maravilhosa para a praia, além da igreja que é muito charmosa. 

o quadrado
o quadrado trancoso

Em Trancoso também tem a Praia do Espelho que foi onde eu fiz um ensaio de fotos de noiva, depois de um ano de casada, quem já me acompanhava desde essa época? Já foi considerada uma das praias mais lindas do Brasil, mas também é um dos destinos mais caros da região, afinal você paga uma taxa para poder entrar. A estrada de terra não é tão boa e nos dias de chuva fica muito difícil conseguir chegar até lá, mas é água de lá é cristalina e maravilhosa, por isso que o nome é "Praia do Espelho"

praia do espelho

Caraíva - Porto Seguro

O único lugar que nunca fui é Caraíva, então não posso dizer muita coisa, mas sei que é o local perfeito para quem desejar se afastar de tudo e de todos, pois é uma vila bem tranquila e pacata. Caso queiram conhecer, também é possível fazer um "bate e volta", mas eu não aconselho ficar mais do que um dia por lá, porque não tem muita coisa para visitar. E então gostaram das dicas? Tentei falar tudo que acho imprescindível de saber antes de marcar sua viagem para esse destino tão procurado por todos.

caraiva

2 comentários:

  1. Esse lugar é maravilhoso mesmo né!! Nunca visitei, minha sogra que sempre vai em viajem.. Já quero conhecer!! ♥

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  2. Pooxa, dá vontade de marcar viagem pra mês que vem já e visitar tudinho rs Cê mora muito bem. Aqui no RJ também tem uns lugares bem bacanas, de praia e cachoeiras, trilhas... Cê deu tantas dicas de lugares que com certeza se eu for, vou voltar nesse post. Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Se possivel deixe o link do seu site, para que eu possa retribuir a visita...