30 abril, 2018

Cuidados com o cabelo | Outono e inverno

Na chegada do outono e inverno, os cabelos já estão danificados por causa da exposição ao sol excessivo do verão, além das colorações e banhos de piscina e mar. Nessa época, o ar é predominantemente seco e com baixas temperaturas, fazendo com que os fios também fiquem mais secos, opacos e, consequentemente, mais necessitados de certos cuidados.

como cuidar do cabelo outono e inverno

Para garantir cabelos mais saudáveis nesse outono e inverno, eu vim compartilhar com vocês algumas dicas especiais que não podem faltar no seu checklist de cuidados com os fios nessa meia estação. 

como cuidar do cabelo outono e inverno

Lave os cabelos corretamente
A lavagem é uma etapa fundamental para a saúde dos fios e quando feita de maneira ideal, ajuda a manter os cabelos limpos e bonitos por mais tempo. Alguns dos segredos é sempre desembaraçar os fios antes da lavagem e nunca depositar os produtos diretamente no cabelo. Aplique-os nas mãos e em seguida espalhe cuidadosamente nos cabelos, fazendo movimentos circulares. 

cuidados com o cabelo outono e inverno

Temperatura da água
Com o clima mais frio, a tendência são banhos mais longos e quentes, mas é preciso muito cuidado! A água muito quente pode retirar a oleosidade natural dos fios, que servem de proteção, causando ressecamento e até o aparecimento de caspas. 

cuidados com o cabelo outono e inverno

Utilize protetores térmicos
Sempre que fizer o uso de secador, pranchas ou babyliss, não se esqueça de utilizar protetores térmicos para a proteção da fibra capilar. Mesmo com a baixa temperatura e umidade do ar, o cabelo continua vulnerável aos efeitos do sol e ainda tem o ônus da exposição a ventos nocivos. Procure protetores indicados para seu tipo de cabelo e faça a aplicação antes das secagens. Além de proteger, alguns desses produtos contêm vários outros benefícios para os fios. 

protetor termico cuidados com o cabelo outono e inverno

Evite excesso de secador e chapinha
Nas estações mais frias, é quase impossível não fazer uso do secador e da chapinha. No entanto, deve-se usá-los de maneira moderada e, sempre respeitando uma distância de 20 a 30 cm do fio, de forma que o seque sem agredi-lo.  Na hora de secar, opte por movimentos suaves nos quais consiga secar da raiz às pontas sem causar danos ou mesmo volumes indesejados. 

cuidados com o cabelo outono e inverno

Queda capilar
A falta de exposição solar, o uso constante de secadores e chapinhas e o excesso de banhos quentes são característicos dessas estações e deixam os fios mais enfraquecidos. Nesse período, muitas pessoas deixam os cuidados de lado e a consequência são cabelos frágeis, quebradiços e oleosos. 
Para garantir cabelos mais fortes e combater a queda capilar, mantenha-os sempre hidratados, evite os excessos e, durante as lavagens e secagens, faça sempre movimentos suaves, tendo cuidado para não quebrar os fios. 

cuidados com o cabelo outono e inverno

Tipo de cabelo
Mesmo com as condições climáticas mais baixas, a hidratação deve seguir no seu cronograma, seja ela feita em casa ou em salões de beleza. Para isso, é preciso utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo. 
Procure saber o diagnóstico de seus fios e qual o produto específico para a necessidade dele. O recomendado é que esse diagnóstico seja feito por um profissional, que irá o orientar sobre os próximos passos e cuidados em casa. Protetores térmicos, máscaras de hidratação, reparadores de pontas, hidratantes sem enxágue são alguns dos produtos que não podem faltar em casa.

cuidados com o cabelo outono e inverno



Post colaborativo elaborado pelo 
especialista e instrutor da escola de 
cabeleireiros Infobeleza Ronaldo Oliveira

9 comentários:

  1. Muito legal
    Gostei
    Beijos
    Omundode-marina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parei de usar a chapinha há 10 meses =]
    Dicas muito úteis
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  3. São ótimas dicas.
    Eu não posso lavar com quente ou morna que ai surge as caspas.
    Adorei todas as dicas.
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo dicas capilares, coloco sempre tudo em prática. Amei demais suas dicas!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, indispensáveis para o cuidado com o cabelo.


    Beijinhos ♥
    quaseadultapl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, esses cuidados devem trazer ótimos resultdos

    Beijos!!!
    E aí, gostou? | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Gostei muitos das dicas, não da para descuidar nunca. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  8. super boas dicas! com certeza precisamos dar atenção pra ter cabelos saudáveis e bonitos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Adorei, na dica do shampoo tenho mais uma para complementar. Sempre dissolvo o shampoo na água. Você economiza produto, espalha mais fácil e evita que ele se acumule apenas em uma parte do cabelo!

    Seu post está ótimo, amei seu blog! Muito sucesso! :)
    • www.deixeapenasfluir.com.br / @deixeapenasfluir •

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Se possivel deixe o link do seu site, para que eu possa retribuir a visita...