Lindas Tradições

Estava por aqui pesquisando algumas coisitas sobre casamento (para variar só um pouquinho!) e encontrei algo interessante sobre o significado de algumas tradições do matrimônio. Resolvi compartilhar com vocês.  Alguns significados são absurdamente lindos!!

Alianças:

 
A palavra “aliança” tem origem no latim e significa “ligar-se a". Símbolo de união, amor, carinho e de compromisso, o uso de alianças tem origem no Egito. Os faraós acreditavam que o círculo era um símbolo da eternidade da união e o uso no quarto dedo da mão esquerda deve-se à crença de uma veia que passa nesse dedo e vai diretamente ao coração. Representa fidelidade e a união perfeita, sem começo e sem fim. 

Vestido branco de noiva



Foi a rainha Vitória, no século XIX, que começou a tradição do vestido branco. Ela padronizou a cor, lançando moda às noivas, que passaram a usar o branco e variações da cor, como champagne e marfim. Com o passar do tempo, o branco tornou-se o preferido, por transmitir pureza, castidade e inocência. Atualmente, algumas noivas inovam e usam vestidos coloridos, com toques de vermelho, azul e até amarelo.
  
Véu


O “véu” surge em referência à Deusa Vesta, a protetora do lar na mitologia. Com o surgir do cristianismo o uso do véu passou a ser interpretado como sinal de castidade e modéstia. Em árabe, “véu” diz-se “hijab” e significa “o que separa duas coisas”, representa a separação da vida de solteira, para entrar na vida de casada. Já os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, estava protegida do mau olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Também tinha um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da de futura mãe.

O lançamento do bouquet

No final da cerimónia a noiva lança o seu ramo em direcção das mulheres solteiras. Diz-se que o bouquet é um talismã, visa dar sorte aquela que o agarrar, sendo essa a próxima a casar. Igualmente no sentido de partilhar a boa sorte, sendo no entanto uma prática em desuso, a noiva pode distribuir pedaços do véu pelas amigas.
Carregar a noiva no colo



Algumas tradições acreditam que dá azar a noiva cair à entrada de casa ou entrar com o pé esquerdo e o noivo a levaria no colo para evita isso. Uma outra explicação é que os anglo-saxões costumavam roubar a noiva  Neste povo é costume a noiva ficar do lado esquerdo para que o noivo fique com o braço direito livre para sacar a espada e proteger sua amada do ataque de inimigos.

Flor na lapela do noivo


 A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos. Os padrinhos podem usar a flor em tom avermelhado, enquanto o pai e o noivo costumam usar cores claras, como o branco.



Um comentário:

  1. Oi Gessica!!!
    Estava passando pelos blogs e vi o seu e achei tudo muito lindo, a começar pela história né?!
    Estou te seguindo, espero que possamos compartilhas muitas ideias e dicas...
    Beijos
    Ariana

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Se possivel deixe o link do seu site, para que eu possa retribuir a visita...

~ Uma Linda Promessa ~ © Copyright 2013. Desenvolvido por Vivi Art’s Design.