24 abril, 2010

Significado das tradições de casamento

Eu estava por aqui pesquisando na internet algumas coisas sobre casamento (para variar só um pouquinho!) e encontrei algo interessante sobre o significado de algumas tradições do matrimônio. e eu resolvi vim aqui compartilhar com vocês algumas desses significados que são absurdamente lindos!



Alianças:
A palavra “aliança” tem origem no latim e significa “ligar-se a". Símbolo de união, amor, carinho e de compromisso, o uso de alianças tem origem no Egito. Os faraós acreditavam que o círculo era um símbolo da eternidade da união e o uso no quarto dedo da mão esquerda deve-se à crença de uma veia que passa nesse dedo e vai diretamente ao coração. Representa fidelidade e a união perfeita, sem começo e sem fim. 

significado aliança



Vestido branco de noiva
 Foi a rainha Vitória, no século XIX, que começou a tradição do vestido branco. Ela padronizou a cor, lançando moda às noivas, que passaram a usar o branco e variações da cor, como champanhe e marfim. Com o passar do tempo, o branco tornou-se o preferido, por transmitir pureza, castidade e inocência. Atualmente, algumas noivas inovam e usam vestidos coloridos, com toques de vermelho, azul e até amarelo.

significado vestido branco de noiva
  
Véu
O “véu” surge em referência à Deusa Vesta, a protetora do lar na mitologia. Com o surgir do cristianismo o uso do véu passou a ser interpretado como sinal de castidade e modéstia. Em árabe, “véu” diz-se “hijab” e significa “o que separa duas coisas”, representa a separação da vida de solteira, para entrar na vida de casada. Já os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, estava protegida do mau olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Também tinha um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da de futura mãe.


O lançamento do bouquet
No final da cerimônia a noiva lança o seu ramo em direção das mulheres solteiras. Diz-se que o bouquet é um talismã, visa dar sorte aquela que o agarrar, sendo essa a próxima a casar. Igualmente no sentido de partilhar a boa sorte, sendo no entanto uma prática em desuso, a noiva pode distribuir pedaços do véu pelas amigas.

Significado buque de casamento

Carregar a noiva no colo
Algumas tradições acreditam que dá azar a noiva cair à entrada de casa ou entrar com o pé esquerdo e o noivo a levaria no colo para evita isso. Uma outra explicação é que os anglo-saxões costumavam roubar a noiva  Neste povo é costume a noiva ficar do lado esquerdo para que o noivo fique com o braço direito livre para sacar a espada e proteger sua amada do ataque de inimigos.

Significado carregar a noiva no colo

Flor na lapela do noivo
 A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos. Os padrinhos podem usar a flor em tom avermelhado, enquanto o pai e o noivo costumam usar cores claras, como o branco.

Significado lapela do noivo

Se você está organizando seu casamento sozinha e está tendo dor de cabeça na hora de montar a lista de convidados, você precisa dessa dica para aprender a ter uma lista de forma totalmente automatizada que vai te ajudar a não estourar o orçamento! Com a "Lista de Convidados Inteligente" você vai ganhar tempo, conseguir cortar pessoas por prioridade, além disso, ela gera automaticamente gráficos e dados fáceis de entender e que ajudam na hora de tomar as decisões. 

como fazer lista de convidados

Você pode filtrar convidados por prioridade, por anfitrião (convidados da noiva, do noivo, dos pais da noiva, dos pais do noivo, etc...), por gênero, por idade, etc. Com isso, aos poucos, você irá deixar a lista mais enxuta, com quem realmente faz parte da vida de vocês e irá evitar também muitos gastos. Veja na imagem abaixo alguns exemplos de funcionalidades da "Lista de Convidados Inteligente" que irão facilitar demais a sua vida da hora do planejamento. 
Clique AQUI para ver mais detalhes. 
lista de convidados inteligente

Um comentário:

  1. Oi Gessica!!!
    Estava passando pelos blogs e vi o seu e achei tudo muito lindo, a começar pela história né?!
    Estou te seguindo, espero que possamos compartilhas muitas ideias e dicas...
    Beijos
    Ariana

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Se possivel deixe o link do seu site, para que eu possa retribuir a visita...